Procure "outras coisas" aqui

segunda-feira, 27 de junho de 2011

O Papa já foi Pop. Hoje ele é multimídia.

Realmente, os tempos são outros!!!
Na era Multimídia, até o Vaticano embarca nessa. No próximo dia 29 (data que marca as festividades de São Pedro e São Paulo), será inaugurado o portal de notícias multimídia do Vaticano, News.va.

O conteúdo para alimentação do portal virá de outros meios de comunicação da Santa Sé, como o jornal “L'Osservatore Romano", as emissoras de rádio "Radio Vaticana" e televisão “Centro Televisivo Vaticano".

Além do conteúdo oriundo das fontes oficiais gerenciadas pelo Vaticano, o portal News.va contará como recurso para elaboração de outros materiais as agências Vatican Information Service" (VIS) e "Fides" (ligada à Congregação para a Evangelização dos Povos).


De acordo com o presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, o arcebispo Claudio María Celli, a ferramenta mostra a valorização que o Papa dá ás novas formas de comunicação.

Uma prévia já pode ser degustada em http://www.news.va/

Por Talita Dias.

3 comentários:

  1. Acho que que a iniciativa é valida, uma vez que mostra o quanto a Igreja Católica está aberta e precisa estar abertas as mudanças e evoluções da sociedade, caso contrario será uma Instituição que perderá mais poder ainda.
    Quanto aos conteudos, apesar de não serem produzidos exclusivamente para este canal e não serem tão multimidiaticos assim [fato que ocorre em muitos portais], pelo menos estão agrupados em um único local para facilitar e agilizar a vida do público que acompanha informações da Igreja Católica.

    ResponderExcluir
  2. Bom, é moda, tendência e realidade. A Igreja já se adaptou a diversas outras "ameaças" do mundo moderno, a Renovação Carismática é uma das provas mais latentes do que estou dizendo. Atualemente filiações religiosas não são o foco da geração. É preciso achar um canal, um novo suporte para alcançar um público cada vez mais desinteressado em fé dogmática. O problema, acho, que fica por conta do pouco investimento na concepção de trasnmídia. Esses dias barafustando o iPad percebo que tem muito conteúdo em PDF e pouca exploração das potencialidades do que acho que é, sim, um outro veículo de comunicação. A questão é que a proposta de conteúdo é diferente e nós, responsáveis pela elaboração e confecção desses conteúdos é que não atentamos que diversidade de conteúdo é a chave. A cópia de um veículo para outro não se sustenta por muito mais tempo. Acho também que, nesse contexto, por exemplo, o jornalismo forçadamente, reecontrará o caminho do desdobramento. Sempre ouvi o pouvo reclamar de texto amputado para caber nas páginas dos impressos, micro-reportagens para caber no 1 minuto final do telejornal...acredito que falta de espaço editorial não seja mais o problema mas, falta de modernização conceitual da notícia e dos produtos jornalísticos e/ou institucionais...

    ResponderExcluir
  3. Exatamente, falta de modernização conceitual da noticia... expressão extraordinária!!!!
    Eh nessa tecla que bato, reproduzir o mesmo conteudo em diversos veiculos nao eh ser multimidia, nao eh transmidia, eh vc ocupar espaço valorosos como mediocridade. Espaço se tem mas não ha produção de fato para ocupá-los. Esse "desespero" da Igreja para atingir público se utilizando deste novo aparato é o que acontece com diversas empresas e veiculos de comunicação, "pipocam" a mesma informação, no mesmo formato em varios espaços e se intitulam multimidia, transmiidiaticas, interativas... interatividade vai bem mais alem disso.

    ResponderExcluir